operação

Brigada Militar coloca mais de 80 policiais na rua na Operação Avante

Camila Gonçalves


Foto: Renan Mattos (Diário)

Um grupo de 86 policiais militares em 30 viaturas deflagrou a Operação Avante Total, da Brigada Militar, na tarde de sexta-feira, em Santa Maria. A operação começou oficialmente às 16h, com a saída dos PMs do quartel do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), na Rua Pinto Bandeira, Bairro Dores. No entanto, desde as 11h, o efetivo já trabalhava em ações de prevenção nas ruas da cidade.  

Produtor rural é indiciado por estupro de jovem em Cruz Alta

Segundo o tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, comandante do 1º RPMon, o trabalho tem como foco a repressão a furtos e roubos, ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas. A ofensiva continuaria até as 2h deste sábado.

Além do efetivo normal do dia, foram utilizados policiais dos setores administrativos. O atendimento às demandas continuaria sendo feito em paralelo à operação.

Para traçar a estratégia de trabalho, as equipes se valem dos registros do Sistema Avante, que aponta os locais de maior incidência dos crimes. Com isso, é possível fazer as chamadas abordagens qualificadas, ou seja, a identificação de suspeitos em locais onde ocorrem os delitos.


- As abordagens qualificadas são feitas em cima de índices em locais propícios ao crime. Há também barreiras nos grandes eixos de entrada da cidade e de bairros - explica o comandante.

VÍDEO: dupla é flagrada furtando estrutura da iluminação pública na Vila Belga

A operação ocorreu também nos 29 municípios do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, que incluem, além do 1ª RPMon, com sede em Santa Maria, o efetivo do 5º RPMon, com sede em Santiago.

APREENSÃO

Como parte da operação, os policiais apreenderam 500kg de carne sem procedência, 200 litros de bebida ilegal e uma espingarda calibre 32 em um mercado no distrito de Arroio do Só, no interior de Santa Maria. O dono do estabelecimento foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). A apreensão ocorreu em conjunto com a equipe da Vigilância Sanitária.

As autoridades chegaram até o local depois de uma investigação do Ministério Público. A carne foi encaminhada para o Mantenedouro São Brás, para alimentar os animais. Já a bebida foi levada para o Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Equipe de jornalismo é assaltada enquanto fazia matéria sobre roubos em Santa Maria Anterior

Equipe de jornalismo é assaltada enquanto fazia matéria sobre roubos em Santa Maria

Produtor rural é indiciado por estupro de jovem em Cruz Alta Próximo

Produtor rural é indiciado por estupro de jovem em Cruz Alta

Polícia/Segurança